terça-feira, 31 de março de 2009

Já que toquei no assunto

Já que toquei no assunto há pouco tempo atrás, vou voltar, desta vez, rapidamente com o tema sobre moradores de rua.
Hoje (dia 31/03), presenciei a destruição de ruínas de uma casa em um terreno baldio no bairro Coração Eucarístico, Belo Horizonte.
Venho notando há alguns meses, que um morador de rua passava suas noites nesse "abrigo". Esperando que algo diferente pudesse acontecer, eu sempre passava o olho nesse lugar pra ver se o homem ainda estava lá.
Algumas vezes, à noite esse homem costumava fazer uma fogueira, não sei se para se aquecer ou iluminar o local.
Hoje à tarde escutei que alguém gritava, e era o homem. Havia três outras pessoas no local, provavelmente com intuito de derrubar as ruínas, pois dois deles portavam marretas.
No vídeo, o desabrigado está de boné vermelho e briga com um homem, pedindo que explique o porquê da demolição do lugar onde morava. Instantes depois o último resquício da casa vai abaixo.


(filmado por Ricardo Mallaco)

Não sei as razões que levaram a destruição do resto de casa que lá existia, mas no vídeo é possível perceber que a emoção do morador de rua ao ver sua "casa" ir abaixo é tão grande como se o lugar fosse um templo para ele. Um lugar onde tivesse um mínimo de privacidade, conforto e segurança, mas não era esta a realidade. Ele se apegou a uma "casa" sem teto, mas era lá onde ele havia firmado seu lar. Não doce, apenas lar.