sábado, 18 de outubro de 2008

Carta à minha terra natal



Seria mentira dizer que não fui embora por sua causa. Sim, foi pela soma de mesquinharias capixabas que me retirei da minha antiga cidade e estado.
Não foi só a minha escolha, mas de todos os moradores dessa terra, que continuam fazendo tudo para que seus habitantes deixem esse belo terreno fértil.
A falta de orgulho e devido valor ao chão em que sujam; a ausência de personalidade, achando serem cariocas ou paulistas, e por que não os dois ao mesmo tempo? ; egoísmo ao extremo, visto nas ruas diariamente; as críticas excessivas ao vizinho mineiro, sem saber que na realidade são em sua maioria o inverso de nós capixabas.
Ah, agora você vai defender seu solo, é? Claro, temos uma fábrica de chocolate, de papel, de aço, uma praia mal cuidada e muitos “meninos do Rio”, com seu jeito malandro de falar, carro do papai, dinheiro no bolso e muita arrogância na ponta da língua, pronta pra ser jogada contra quem lhes disser um “não”.
"Ah, agora você vai defender seu solo, é?"

Espera, também temos uma bandeira com os dizeres
Trabalha e Confia”, que, por acaso, é muito bonita, mas você, capixaba malandro, nem sabe que suas cores são branco, verde e rosa, num é? Opa, errei, essas são as da sua escola de samba “lá do Rio de 'Xaneiro'”.
Não quero generalizar, quem sou eu para cometer tal heresia, mas aos que essas palavras tocam o coração com ódio, essa carta é para vocês, que não querem ver que, por mais que doa, estamos afundando nessa ilha cheia de nós mesmos.

9 comentários:

Guilherme disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme disse...

Meu caro, acho que você deveria olhar de outro jeito essas terras das quais defende.
Olhe São Paulo, uma cidade ótima, mas que é cortada por dois rios extremamente poluídos. No Rio, a violência é uma virtude para você?
Na bandeira do Brasil está escrito "Ordem e Progresso", e por acaso você vê ordem no Brasil inteiro? Você vê o Progresso nas mãos da massa?
Você disse também, que OS CAPIXABAS fazem críticas excessivas aos mineiros, e depois diz que não quer generalizar.
Na minha opinião você é apenas mais um brasileiro que não valoriza o lugar em que mora, e que atribui adjetivos ruins para si.
Sou Capixaba sim. E agora, vai me dizer que sou arrogante como cita no texto?
Vários problemas que tem solução, mas de não interesse para os responsáveis públicos do Brasil.
Portanto, mude de país agora :D

Unknown disse...

Ahhhh pelo menos agente come muqueca e nao pao de queijo!

Ricardo Mallaco disse...

Pooo Guilherme, valeu cara... nunca tinha pensado nisso. Você abriu minha mente para a vida.
"mude de país agora"
VOCÊ É GENIAL!
tchau gente, vou arrumar minhas malas e mudar de país.

Ricardo Mallaco disse...

ahhh, outra coisa...
"Vários problemas que tem solução, mas de não interesse para os responsáveis públicos do Brasil."

Talvez estamos elegendo maus responsáveis públicos...
ou até estamos colocando a culpa apenas neles, não acha?

Guilherme disse...

Ricardo, talvez, eu e você estamos escolhendo os candidatos certos, mas enquanto o voto não for facultativo, nunca vão ser eleitos os bons candidatos. A massa, que não se interessa pela política, mesmo vivendo dentro da mesma, vende seus votos por alguns zeros à direita.
Tudo bem, acredito ter me equivocado quando brinquei, dizendo para mudar de país.
Mas quem fala muito e não faz nada, não deixa de ser corrupto. É aquela história do cara que não paga impostos e reclama por não ter árvores em sua cidade.
Não que você não faça nada, aliás, esse blog tem um objetivo fantástico. Mas se você pudesse passar esses textos para o poder Legislativo, aí sim adiantaria muito.
Hipocrisia, aquele que critica e não vai à Assembléia cobrar de seus candidatos.

Ricardo Mallaco disse...

Que bom que pessoas pensam assim como você, Guilherme.
Não pensei em mandar essa carta a Assembléia, acho que seria uma carta a mais no lixo. Mas por que não tentar, certo?
Volte sempre, caro leitor.

Ricardo Mallaco disse...

Eu mudei! :)

Ricardo Mallaco disse...

Eu mudei mesmo! Que legal!!!